Nacional é destaque em média de público nos últimos 50 anos

Nacional é destaque em média de público nos últimos 50 anos

Nacional está entre os 20 clubes do Brasil com maior média de público nos estádios nos últimos 50 anos. O propósito desta matéria é dar um testemunho in loco de quem viveu os áureos tempos de Vivaldão Lima lotado nos anos de 1970, sendo esse período um dos motivos que levaram o Nacional Futebol Clube estar entre os 20 clubes do Brasil com maior média de público nos últimos 50 anos de acordo com pesquisa feita pelo site Verminosos Por Futebol.

A pesquisa, de acordo com o editor do site, Rafael Luiz Azevedo, se restringe de 1967 até 2019, ou seja, 52 anos de pesquisa. Foi feito junto aos dados oficias de público e renda registrados entre clubes das série A, B, C, e D e ainda o torneio Roberto Gomes Pedrosa, hoje Brasileirão.

De acordo com o editor do Verminosos Por Futebol, o que chamou a atenção na pesquisa foi a posição do Nacional Futebol Clube estar entre os 20 clubes do Brasil com maior público, com destaque para os anos de 1970, onde garante ao Nacional a média de 12.737 pagantes na média dos anos pesquisados.

O radialista, jornalista e empresário da área de Comunicação, Fernando Reis, 53 anos, lembra nesse período de seus irmãos Elizabeth, Djalma e Bené, que o levaram ao estádio Vivaldo Lima pela primeira vez aos 7 anos para assistir aos jogos do campeonato amazonense. E o Nacional teve uma campanha fabulosa com 10 jogos, 10 vitórias, 27 gols marcados e nenhum sofrido. “A partir dessa campanha, eu menino, me encantei pelo futebol e me apaixonei pelo Leão da Vila”, revelou.

Nos anos de 1970, Reis viu grandes elencos desfilarem seu talento nos gramados do Colosso do Norte, como é conhecido o Vivaldão. Clubes como a academia do Palmeiras, a máquina tricolor do Fluminense, o timaço invicto de 1979 do Internacional e a seleção do Flamengo de Zico e companhia. “O melhor desses jogos estava na arquibancada, onde o torcedor apaixonado nacionalino era grande maioria, bem diferente de hoje”, recorda.

O grande sucesso esportivo do Nacional Futebol Clube se deve à parceria feita com o Clube Atlético Mineiro, onde vários jogadores vestiram a camisa azulina e se destacaram em campo nas partidas do Campeonato Brasileiro, com destaque para o atacante Campos, os meias Paulo Isidoro e Toninho Cerezo, que nos anos seguintes vestiram a camisa da Seleção Brasileira.

O Nacional era respeitado nacionalmente por esse intercâmbio na revelação de jogadores, por ter um time forte e enfrentar de igual pra igual os grandes do Brasil e ainda por lotar em seus jogos o Vivaldão, com média de público no Brasileirão de 30 mil pessoas nos anos de 1970. “Quanto orgulho senti naquela época, bem diferente de hoje. Mas o hoje, será um outro capítulo que irei escrever em breve sobre a atual situação do futebol no Amazonas”, afirma o jornalista.

Texto: Fernando Reis/Banzeiro News

cel200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *